terça-feira, 2 de outubro de 2007

Não faça isso, meu filho!


São muito bizarras as coisas que os adultos falam para as crianças. Quem nunca ouviu frases como: “Viu só? Ta trovoando porque Papai do céu ta brigando contigo” ou quando aquele garoto curioso é pego mexendo nas coisas da irmã a mãe diz: “Não mexe nisso senão seu pinto vai cair!”. Têm também aquelas extremas que as mães usam muito: “Se você fizer isso eu vou morrer”. Tudo isso para desencorajar o filho de fazer alguma pilantragem.

Por outro lado, dizer coisas assim é bem mais fácil do que contar a verdade a quem “não entende nada”. Já pensou como seria no segundo exemplo se a mãe dissesse o que realmente ela estava pensando? “Filho, não mexe nas coisas da sua irmã porque tenho medo que você goste e vire um homossexual (nada contra quem é).” O terror psicológico nessa e em outras situações é realmente mais eficaz.

4 comentários:

janine disse...

Pois é. Mas ainda assim tem coisas que as mães dizem sobre algo que os filhos fazem e que não fazem sentido, acho que é só porque não as agradam ou porque têm preguiça de explicar mesmo. Quando eu era criança, eu e minha irmã gostávamos de brincar de ficar vesga. Minha mãe dizia que era pra gente não fazer isso, porque se passasse um ventinho (?!) a gente ia ficar assim pra sempre. Até hoje não entendo. :B

Fábio Granville disse...

Olá!
Achei bem legal seu blog...o post do assassino é ótimo!!
Essas opiniões folclóricas são muito engraçadas, mas, pra algumas pessoas funciona né?...acho interessante contar essas histórias, é muito melhor do que a realidade.
Acho que falta pras nossas crianças e adolescentes hj em dia um pouco dessa ingenuidade.

Abraço!!

Anônimo disse...

Olá!
Achei bem legal seu blog...o post do assassino é ótimo!!
Essas opiniões folclóricas são muito engraçadas, mas, pra algumas pessoas funciona né?...acho interessante contar essas histórias, é muito melhor do que a realidade.
Acho que falta pras nossas crianças e adolescentes hj em dia um pouco dessa ingenuidade.

Abraço!!

Anônimo disse...

Gostei das historinhas do seu blog, muito original!