segunda-feira, 27 de agosto de 2007

Caçadores de Pipas


Em dias em que a temperatura chega à 120º, é muito comum ficarmos em casa dentro de nossos quartos refrigerados com potentes condicionadores-de-ar. No entanto, existem pessoas determinadas e corajosas, arriscando-se embaixo do infernal calor, fazendo, muitas vezes, esforços que parecem ser fora do comum, não humanos, para pegar pipas (SIM, PIPAS!).

Estas pessoas são chamadas popularmente de moleques-de-rua, eu prefiro chama-las de caçadores de pipas, não por ser um termo eufemista, mas porque quando elas caçam, acontece uma guerra que pouca gente percebe. Eles correm como loucos de rua em rua, quarteirão a quarteirão, batem uns nos outros, enfim, se assemelham a verdadeiros animais.

Talvez o que os fascine tanto neste objeto de pouco valor, é o fato de poder fazê-lo voar. É possível notar o puro êxtase em seus olhos quando vêem a pipa nos confins do céu. Quem sabe eles se sintam como elas, livres, mas ao mesmo tempo, presos por grilhões que não os deixam esquecer da realidade de suas vidas, que ao descer do grande azul, se tornarão novamente pessoas normais, frágeis, assim como suas pipas: pedaços de graveto, um pouco de plástico e alguns metros de linha, nada de especial.

6 comentários:

Gian Danton disse...

gostei da analogia. bom texto.

Unknown disse...

Tb já fui uma caçadora d pipas!...huaihauihaui xD

Lira disse...

FODA, parabéns Carlos, gostei muito desse texto!!!

Unknown disse...

eu faço isso quqse todo o dia belo comentario

Unknown disse...

faço isso quase todo o dia belo comentario

Jorge Alberto disse...

Tenho 54 anos de idade e 50 anos de pipa, morrerei soltando pipa!!!!! frequento semanalmente festivais de pipas. gosto de cortar e não aparar porque só solto pipas grandes e boas. linha 4 chilena. uma boa pipa e uma boa linha faz o resultado é claro tem que saber soltar. abraços a todos os pipeiros de verdade.