quinta-feira, 30 de agosto de 2007

Paguem minha fiança!


Sejamos sinceros, quantos de nós não temos vontade de esmurrar aquele cara chato, o professor mal-humorado ou quem sabe até aquele pilantra que nunca nos pagou aquela pequena, ou grande, quantia em dinheiro que emprestamos? A meu ver, ninguém enriquece perdendo dinheiro. Mas o caso não é este. Bater em pessoas indesejáveis é o menor dos desejos que um cara comum tem hoje em dia.

Não temos liberdade. Sim, parece uma bofetada na cara de algumas pessoas, mas temos de encarar os fatos, somos escravos dos bons costumes, do cara que é bem mais forte que nós ou dos nossos chefes de trabalho. Nunca agimos da maneira que pensamos, ou porque temos medo do que os outros vão pensar, ou porque, simplesmente, somos obrigados a aceitar a realidade, além, é claro, de outros vários porquês.

Não estou defendendo nenhum ideal de revolta anarquista ou algum de tipo de volta ao estado de natureza, onde, segundo Thomas Hobbes, o homem vivia em estado de guerra. Pelo contrário, sou a favor das normas que a sociedade nos impõe (não exatamente todas) para que não libertemos completamente nossos instintos mais primitivos e selvagens, porque acredito que sem elas o mundo seria um caos ao cubo e, possivelmente, estaríamos roubando e matando o próximo.

Mas critico sim nossa falta de revolta. Ficamos literalmente congelados quando algo de injusto acontece ao nosso redor, pelo menos a maioria de nós. Acostumamos-nos a levar as “porradas” do dia-a-dia, a “comer os sapos” de cada manhã e esperar por algum milagre que mude nossa infeliz rotina.

Sinceramente, acredito que pessoas que usam da frase “o mundo é dos espertos”, e fazem dela um tipo de justificativa para serem desonestos deveriam ser enjauladas, pois é na falta de atitude ou conhecimento dos outros que estas mesmas se tornam reis, que nem mesmo milhares de revoluções francesas seriam capazes de destroná-las.

Termino este escrito com a frase do revolucionário mexicano Emiliano Zappata que diz:
“Prefiro morrer em pé a viver de joelhos”

2 comentários:

Gabriel disse...

complexo demais para o meu entendimento.

LBMBA disse...

http://passain.blogspot.com/
passa lá!
nada a dizer...